-
Arquitetos: Built-Environment Practice
- Área: 48 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Owen McGoldrick
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Dragonfly foi projetado para oferecer o máximo da experiência em torno de uma casa existente e um terreno inclinado, seguindo todas as restrições construtivas. O projeto faz a mediação entre as vistas amplas sobre o Oceano Pacífico, em Lennox Head, e enquadramentos íntimos da encosta acidentada onde situa-se. Esta extensão compacta de uma casa existente cria um dormitório adicional e um espaço de vivência, utilizado sobretudo quando a casa principal está repleta de familiares e convidados durante o ano. As funções do espaço são a de um refúgio para os proprietários, seus filhos adolescentes, convidados, ou como um estúdio de artista. Uma sauna, uma ducha exterior e um pátio com jardim também fizeram parte do escopo dos trabalhos.
A paleta de materiais inclui cobre, vidro e madeira de pinho. O Cipreste Australiano também é utilizado para criar um diálogo compreensivo com o meio ambiente, reforçado por uma forte relação interior/exterior e de desempenho energético passivo.
A estratégia da geometria flexionada pela cobertura plana e a configuração da planta baixa é empregada para destacar as vistas voltadas para o meio ambiente, aproveitando-as e ao mesmo tempo abrigando o projeto contra a exposição solar sul.
O projeto é organizado para fortalecer a relação entre o ocupante e o meio ambiente, enfatizando e priorizando, desta forma, o entorno. Ele incentiva a conscientização e a participação ativa na busca do conforto térmico. Além disso, a ampliação é feita sob medida para caber perfeitamente no contexto da casa existente ao qual está conectada, de tal forma que não impacte os vizinhos.
O projeto é dobrado para a parte posterior da casa existente e é modestamente visto a partir da aproximação. O Dragonfly está ancorado na encosta ao longo de uma das bordas e, em seguida, em balanço, utilizando lajes de concreto suspensas construídas para eliminar qualquer necessidade de carga sobre a estrutura existente. A inserção de janelas, portas e painéis de ventilação foi cuidadosamente feita de modo a aumentar os padrões diurnos e sazonais de sol, vento e chuva.
O projeto segue o pedido dos clientes por um dormitório, um banheiro, um deck, depósitos e uma mesa para trabalho em um layout bastante compacto de móveis integrados. As restrições do projeto foram transformadas em oportunidades para melhorar o senso de descoberta no cotidiano. Uma parede de depósito com livros, roupas e outros artefatos também cria uma separação para o banheiro. Este recebe muita luz através de uma fita de vidro claro que ocupa o espaço entre o teto contínuo de placas de compensado e a parte superior da parede de armazenamento, com 2,10 metros de altura.